Oi gente, hoje falaremos do Centro Histórico de Marechal Deodoro.
O Centro histórico de Marechal Deodoro começou a ser construído em 1660. Nele conservam-se resquícios da colonização portuguesa no Estado de Alagoas. São prédios de arquitetura religiosa, do estilo barroco, que dão valor cultural inestimável às ruas do município.
Palácio Provincial – prédio comprado a Francisco Fernandes Lima, no ano de 1836, para ser adaptado a Palácio da Província.
Serviu de Sede do Governo Provincial até dezembro de 1839, quando a Capital da Província foi transferida para Maceió.
Em 1860 serviu para hospedar a família imperial e sua comitiva. E, a partir de 1961 passou a ser sede da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, onde funciona até hoje.
Casa de Deodoro – casa onde nasceu o proclamador da república Marechal Deodoro da Fonseca, prédio que segue a linha das residências do período colonial, com beiral de telha em biqueira, com acabamento de telha dupla com revestimento de massa. Tem quatro janelas e uma porta central.
Foi restaurada no ano de 1983 pela Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro. Hoje serve como museu sobre o símbolo maior do município, o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca. Lá é possível viajar no tempo e na história de nosso país. A maioria das peças em exposição são originais e pertencentes à família do presidente.
Igreja do Senhor do Bonfim – primeira igreja construída no município de Marechal Deodoro. Não se sabe ao certo a data da sua construção, mas conhece-se o fato de o patrimônio ter sido estabelecido por Diogo Soares da Cunha, no ano de 1611. Sua fachada tem influência das igrejas franciscanas de outras cidades da região Nordeste.
Além de toda significação religiosa que inspira, foi na matriz, em 1819, que foi empossado o primeiro governador da Capitania de Alagoas. Em 1860, o Imperador D. Pedro I, juntamente com a Imperatriz Dona Teresa Cristina visitaram o monumento. Nesta igreja foi, também, celebrado o casamento do Major Mendes da Fonseca com Rosa da Fonseca. Assim como foram, neste templo, batizados todos os seus filhos, entre eles, Marechal Deodoro. A igreja pode ser vista de todos os pontos do centro.
Convento de São Francisco – O conjunto arquitetônico Santa Maria Madalena retrata um dos mais belos exemplares da arquitetura barroca em Alagoas, merecendo destaque entre os demais monumentos históricos do Estado pela riqueza de detalhes que compõem a obra e por ter sido cenário para as mais diversas ocupações ao longo dos três últimos séculos.
Em 1984, a estrutura física do conjunto arquitetônico sofreu mais algumas alterações para instalar o Museu de Arte Sacra do Estado de Alagoas, que perdura até hoje, mantendo um acervo com mais de 200 peças, entre esculturas em madeira dourada e policromada, pinturas sobre tela, mobiliários, jóias e objetos litúrgicos em ouro e prata, alfaias em geral. Tudo produção dos séculos XVII, XVIII e XIX.
Bom, espero que tenham gostado comentem o que faltou e qual deveria ser nosso próximo post.
Diego
Nenhum comentário:
Postar um comentário